PROPOSTA PEDAGÓGICA

“Na história fala e documenta, nossa educação fundamenta-se no relacionamento e participação.”

A Escola de Educação Infantil “ A Cigarrinha” tem uma proposta pedagógica baseada na pedagogia sócio-interacionista.

Sabemos que em uma sociedade marcada por constantes mudanças, os conteúdos não podem estar fechados em si mesmos, dados somente pela memorização.

Necessitamos fazer de nossos alunos pessoas capazes de enfrentar situações e contextos mutáveis, que requerem a solução de diferentes problemas, aprendizagens de conceitos e idéias novas.

Neste contexto, investimos em ter ambientes colaborativos e ricos em estímulos para que o aluno aprenda a pensar e produzir de maneira crítica e criativa.

A criança deve ser a protagonista do seu conhecimento, a ela deve ser dada a oportunidade e estímulo para a aprendizagem.

Alunos pensantes, críticos, curiosos e acima de tudo cidadãos.

Oferecemos ferramentas que ajudam as crianças a construírem significados e desenvolverem suas habilidades cognitivas.

O papel do professor é de mediador entre a criança e o conhecimento que ela deve promover. Ou seja:

• apresenta tarefas que variam em grau de complexidade e abstração
  • desenvolve as ferramentas cognitivas
  • preparar trabalhos independentes
  • explora processos e estratégias
  • comenta dificuldades antecipadas nas tarefas, assim como deficiências cognitivas específicas em indivíduos
  • reforça a aprendizagem
  • ajuda os alunos a transpor os conceitos para situações da vida real

É desta forma que a nossa escola há meio século, vem promovendo educação de qualidade, gerando conhecimento e produzindo um novo tipo de aluno;

Aprendizagem baseada em brincadeiras

Acreditamos no poder das brincadeiras e das atividades lúdicas para a formação das crianças.

Promovemos uma aprendizagem significativa e criativa, baseada na investigação, explorando os interesses e habilidades individuais de cada criança.

Acompanhamento individualizado

Cada criança é única e, como tal, merece um acompanhamento individualizado e personalizado.

Aqui na Escola A Cigarrinha, nós nos esforçamos para acompanhar cada aluno de perto, identificando as suas necessidades e trabalhando  para o seu desenvolvimento integral.

Estímulo à criatividade e à arte

Incentivamos a criatividade e a expressão artística em nossos alunos.Acreditamos que Essas habilidades são essenciais para o desenvolvimento da criatividade, imaginação e da autonomia.

A ESCOLA CIGARRINHA – Todos os direitos reservados