Esta fase marcada pelo início do falar e do caminhar.
Como a criança acabou de aprender a andar e a falar, nesta fase começa a experimentar o mundo de uma forma muito excitante. É também nesta fase que a criança começa a brincar e a interagir com outras crianças, aprendendo a dividir e a repartir o que é seu.
Nessa fase, damos grande ênfase ao desenvolvimento da coordenação motora grossa da criança, bem como ênfase à música, às artes e ao desenvolvimento da linguagem, através de histórias, rodas e brincadeiras.
Esta fase está marcada pelo início do explorar.
As crianças já iniciam o seu aprendizado com um conteúdo flexível. Planos didáticos semanais e uma multiplicidade de atividades para essa faixa de idade objetivam prender-lhes a atenção, melhorar a concentração, já iniciando o plantio da sementinha pelo gosto em aprender.
Esta fase é marcada pelo início do entender.
As crianças já iniciam o seu aprendizado com um conteúdo bem definido, exploram diariamente objetos como o quebra-cabeças, simulam situações do dia-a-dia através de pequenas representações teatrais e interagem com a professora, com ela compartilhando seus sucessos e incertezas, desenvolvendo, assim, sua auto-confiança.
O objetivo principal desta fase é o de fazer com que as crianças aprendam a gostar de aprender.
Nesta fase, nosso conteúdo pedagógico ajuda a criança a desenvolver habilidades para uma futura alfabetização, assim como ajuda a fortalecer a autoconfiança e um gosto por aprender. Baseamos nosso programa educacional numa balanceada mistura de aulas e brincadeiras pedagógicas, que são especialmente desenhadas para que as crianças sintam-se atraídas e motivadas pelo processo de aprender.
Nesta fase destina-se uma atenção especial ao amadurecimento da turma.
Na Escola de Educação Infantil “A Cigarrinha” contém o que há de mais moderno e eficiente em matéria de ensino. Esta é a fase onde se inicia a intensificação do preparo para que a criança curse o Ensino Fundamental com sucesso.
Nela, a criança reforça o gosto pelo aprendizado e prepara-se para um entendimento sério da comunicação escrita, lida e falada. Ela também começa a ser treinada em conceitos matemáticos fundamentais, como classificação, numeração e ordenação. A criança, nesta fase, também aprende como a Ciência e a Natureza impactam o ambiente onde vivem.
Além disso, a criança desfruta, ao longo do ano, de muitas oportunidades para desenvolver a criatividade nata que possui através de atividades como pintura, desenho e música. A parte física, obviamente, também não é nem um pouco esquecida, pois várias atividades com o corpo são desenvolvidas nessa fase para que ela cresça saudável.